sábado, 7 de janeiro de 2012

Um artigo sobre vermelhos mosaicos de um criador de referência na ornitologia portuguesa o senhor CARLOS LIMA


Vermelho mosaico do criador Português Rui Belchior





VERMELHO MOSAICO LIPOCROMO
UMA OPINIÃO PARA UMA BASE PRÁTICA DE CRIAÇÃO
Carlos Lima juiz OMJ

Como criador e Juiz de canários de cor, desde muito jovem dedico a minha atenção a este maravilhoso canário, que tantas paixões suscita.
Muitos criadores do factor mosaico, são constantemente confrontados com diversas situações, não conseguindo obter respostas.
Muitos Juizes (Nacionais ou internacionais) têm um critério diferente de avaliação nas exposições em que participam.
Como exemplo, os criadores Belgas e Holandeses, apreciam um canário mosaico que apresente um manto muito branco, luminoso, não dando tanta importância à intensidade vermelha nas zonas de eleição (máscara grande e cheia -ombros e rabadilha, com um vermelho intenso e rémiges completamente brancas).
Em contrapartida, os criadores Italianos especialistas no factor mosaico e muito mais avançados, apreciam uma ave com uma cor mais profunda, o que permite um maior contraste (combinação do vermelho intenso, luminoso nas referidas zonas de eleição com um branco imaculado).
Considerando que o gene mosaico (m) está influenciado Considerando que o gene mosaico (m) está influenciado pelo sexo e não ligado ao sexo.
O Gene mosaico alelo ( Gene que determina o mesmo carácter) a saber dos genes intensos e nevados ao qual o Gene.
Mosaico determina a distribuição do pigmento amarelo ou vermelho, em determinadas zonas do corpo (zonas de eleição):
Cabeça - Ombros (com intensidade máxima) - Rabadilha
 Os genes intenso e nevado (são alelos entre si) pois determinam a distribuição do lipocromo nas penas do canário.
Dito isto, facilmente compreendemos com alguns canários mosaicos, apresentam nevadura nas zonas de eleição, outros o inverso são mais intensos, pelo que são mais valorizados nas exposições. Quando um canário apresenta uma simples dose do gene nevado (uniformidade lipocromica) ou do gene mosaico (distribuição localizada) o fenótipo que apresenta é intermédio, já que os genes são codominantes (pois têm igual força genética) produzem no entanto um fenótipo mesclado entre ambos os caracteres.
As Fêmeas apresentam um fenótipo de machos (máscara na cabeça) mosaicos e os machos em fenótipos de fêmeas (máscara partida).

MODELO MOSAICO
 Na criação de canários mosaico, é difícil estabelecer prioridades.
Como exigência do criador, torna-se necessário estabelecer um modelo de mosaico completo (máscara cheia -intensa, peito muito marcado) para os machos. Ao contrário a fêmea deve apresentar, lipocromos intensos e uma bela linha ocular (fêmea de exposição).
Uma cabeça bem redonda, para fazer realçar a máscara.
A presença de um factor  “óptico” que determina a intensidade do lipocromo e o factor “craie” que determina um manto branco opaco, luminoso e sedoso.
 Presentemente os especialistas deste factor, possuem conhecimentos profundos exigindo do criador uma orientação certa para a linha que pretendem criar, a saber:
Linha Macho
Linha Fêmea
Linha intermediária
Significa que teremos 3 linhas distintas
CRUZAMENTOS
 Linha Macho Tipo 2
Macho máscara cheia e lipocromos intensos
Fêmea com máscara e lipocromos intensos
Deste cruzamento apenas resultam machos para as exposições, pois apresentam as características referenciadas.
As Fêmeas apresentam as características lipocromo intenso na cabeça (máscaras umas maiores outras menores) não servem para exposições mas são de grande utilidade para produzirem bons machos.
 Linha Fêmea Tipo 1
Macho com máscaras reduzidas ao mínimo sem lipocromo sob o bico idênticas às fêmeas.
Fêmea apenas com uma bela linha ocular (exposição) mas sempre com um lipocromo intenso.
Deste cruzamento resultam belas fêmeas, para serem expostas em concurso.
Quando aos machos, apresentam as características idênticas às fêmeas referenciadas no cruzamento nº 1 não servem para as exposições.
 Macho com máscara intensa, mas com menos intensidade de lipocromos (zona de eleição da cabeça delimitada na sua extensão).
Fêmea apenas com uma bela linha ocular, ou com máscara.
 Deste cruzamento resultam:
Machos intermédios
Fêmeas de exposição
Fêmeas com mascara mais ou menos intensas
Nota importante:
O mosaico é um verdadeiro canário de desenho, sendo o contraste de cores, de grande importância na sua selecção.
Ao contrário do que muitos criadores de ideias tradicionais pensavam e diziam, que era benéfica a introdução do factor marfim em possíveis acasalamentos, este conceito é totalmente errado.

O Factor marfim introduzindo nos canários com factor mosaico (vermelho ou amarelo) diminui a qualidade da cor de fundo, conduzindo-nos automaticamente a um modelo de canário, menos colorido (intensidade diminuída) e como consequência uma perda enorme do contraste do vermelho ou amarelo intenso com a cor branca.
No entanto o factor marfim, têm outra característica importante, conduzindo-nos ao melhoramento da plumagem o que é bem positivo neste acasalamento.
Quanto à coloração destas belas aves, é idêntica aos demais canários de cor (factor vermelho), iniciando-se a partir do 45º. Dia:
100 gr de Carofil Red
50 gr de Xantofil New.
Total - 150gr
 Desta mistura por cada Kg de papa húmida adiciona-se 5 a 7 gr de colorante e mais 10CC de Defender Red na mistura.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...